“O Narcisismo e o Cinema frente ao Espelho – Um ensaio com o filme Her, de Spike Jonze” é minha dissertação de mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Ao longo do texto o leitor irá se deparar com aproximações entre o cinema e a psicanálise sob uma perspectiva de encontro de duas artes que dialogam e mantém alteridade entre si sem qualquer hierarquia entre elas. A narrativa do filme de Jonze é contada juntamente com considerações sobre elementos que compõem essa obra do cineasta bem como uma contextualização geral de seus outros trabalhos.
Em seguida, convido o leitor a pensar junto comigo sobre o Narcisismo, desde o mito de Narciso até as clássicas considerações da psicanálise, principalmente na teoria de Freud e Winnicott, com algumas incursões e referências a autores contemporâneos como André Green.
Por fim, o leitor irá encontrar reflexões de recortes de três cenas do filme Her analisadas à luz do cinema e da psicanálise dentro de um contexto de espelhamentos que refletem, nomeiam e dão algum sentido (sem esgotá-los) a alguns elementos presentes nessa obra cinematográfica de Jonze.
Boa leitura e boas reflexões.