O livro Teorias de Currículos: uma análise de livros didáticos de Ciências e Matemática a partir de perspectivas pós-críticas oferece uma importante contribuição àqueles que pretendem se iniciar nos estudos do currículo, apresentando além de uma linguagem clara e objetiva, a oportunidade de observar como alguns conceitos teóricos são mobilizados, ampliando as possibilidades de compreensão sobre a educação contemporânea.
Cuidadosamente escrito por pesquisadores da área, a obra aborda elementos centrais das perspectivas tradicional, crítica e pós-crítica do currículo, desafiando concepções tradicionais em prol de uma visão mais ampla e reflexiva da prática curricular educacional.
Explorando mais detalhadamente os princípios fundamentais da perspectiva pós-crítica, os autores conduzem uma análise minuciosa de livros didáticos de ciências e matemática, evidenciando o modo como esses materiais estão imersos em linhas de força que tecem fio a fio as concepções de indivíduos sobre os diferentes campos da sociedade, instituindo espaços de poder e definindo identidades. Ao examinar as representações estereotipadas de gênero, raça, etnias, classe social e relação saber-poder nos livros didáticos, a obra lança luz sobre as complexidades da educação contemporânea e oferece insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas.
Ao desafiar visões unilaterais e promover uma abordagem reflexiva da educação na atualidade, esta obra se destaca como uma leitura indispensável para aqueles interessados nas teorias de currículo, nas perspectivas pós-críticas e na constituição dos sujeitos.
Editora Dom Modesto
Rua Júlio Michel, 263, sala 5C
Blumenau/SC
Whatsapp: (47) 99181-5647
contato@dommodesto.com.br